20 maneiras de enfrentar as grandes lojas virtuais

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Um dos medos mais frequentes de quem está começando ou tem uma pequena loja virtual é a concorrência com as grandes lojas. Realmente, não é uma boa ideia tentar bater de frente, mas é possível garantir suas vendas explorando os pontos fracos deste “adversário”.

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1 – Crie uma marca

Não venda apenas produtos, mas sim um conceito.

2 – Invista em um nicho

Observe o perfil dos seus clientes e defina claramente quem é o seu público e o que ele consome.

3 – Seja íntimo do seu universo

Trabalhar com nicho envolve uma extensa pesquisa de produtos, lançamentos e tendências.

Veja o caso do Marcos e do Leandro, da Casa do Skatista, como exemplo para os itens acima. Eles são apaixonados pelo esporte e criaram uma loja virtual especializada no assunto. Transferiram o conceito das ruas para a loja, e sabem exatamente como oferecer os produtos mais adequados para seus clientes.

4 – Esteja preparado para bater o preço

Você não vai ganhar todas, pois os grandes negociam em grandes quantidades, mas escolha alguns produtos-chave para diminuir sua margem e atrair nova clientela.

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5 – Arrase no visual

Comprar é uma experiência prazerosa. A visita à loja virtual deve despertar o desejo do consumidor. Invista em um layout inovador, fotos exclusivas e mantenha sua loja impecável como a Ideafixa.

6 – Capriche na embalagem

Abrir a compra é como ganhar um presente. E o fato de que a sua loja oferece uma embalagem única e impecável tem, sim, influência na decisão de consumo. Mimos inesperados como adesivos e pequenos brindes, além de surpreender, divulgam a sua loja.

7 – Seja rápido na entrega

O alto volume de operação das grandes diminui a agilidade da entrega. Se possível, envie os produtos no mesmo dia. Não há nada como receber as compras no dia seguinte ou em poucos dias.

8 – Tenha produtos exclusivos

Procure pequenos fornecedores, por exemplo, e ofereça produtos únicos.

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9 = Se relacione com o seu cliente

Ele vai preferir a sua loja se você tiver conquistado seu coração. Mantenha sempre contato, mostre lançamentos, crie conteúdo, promoções exclusivas, mande parabéns no aniversário, convide-o para enviar uma foto usando o seu produto, por exemplo. Veja que barato a galeria do pessoal da RedBug.

10 – Invista tempo no cliente

Analise dez ou vinte dos seus melhores consumidores; veja seu histórico de pedidos, mande um email personalizado com novas sugestões de compras, por exemplo. Pergunte o que ele achou, se tem alguma sugestão. Toda marca referência teve seus primeiros clientes-fãs. Acredite, uma vez conquistados, eles se multiplicam.

11 – Tenha conteúdo exclusivo

Você é fera no seu segmento. Demonstre isso na descrição dos seus produtos, busque informações extras, dê dicas, escreva sobre tendências. Use palavras-chave. Quanto mais conteúdo de qualidade a sua loja disponibilizar, melhor é seu posicionamento orgânico no Google.

12 – Divulgue

Tenha um plano de marketing. Separe um pequeno investimento e aposte em uma boa estratégia de otimização para ferramentas de busca – SEO – e email marketing.

13 – Cuide da reputação

Conquiste certificações e mostre para seus clientes por meio de selos e atestados de empresas ranqueadoras. Esteja presente nos buscadores de preço e fuja dos sites de reclamação prestando sempre um atendimento de primeira.

14 – Ofereça opções inovadoras de pagamento

Você sabia que é possível “vender fiado” na internet de forma totalmente segura? A Koin é parceira da Loja Integrada e possibilita que os lojistas ofereçam sistema de compra pós-paga – eles assumem todos os possíveis chargebacks e inadimplências.

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15 – Venda mobile

Essa é a grande tendência do e-commerce. Explore recursos que a Loja Integrada oferece, como o botão de compartilhamento do WhatsApp. Crie um grupo de clientes e ofereça promoções exclusivas.

16 – Esteja sempre com as redes sociais em dia

Elas são uma extensão da sua loja e o cliente precisa ver movimento ali também. Valorize seus seguidores criando ofertas relâmpago, por exemplo.

17 – Inove na forma de apresentar os produtos

Não venda apenas uma camiseta, monte uma sugestão de look com uma calça e um sapato. Faça uma foto exclusiva. Além de prestar um serviço de consultoria para o cliente que recebe uma sugestão de uso do produto, aumentam as chances dele colocar mais itens no carrinho.

18 – Faça benchmarking

Aproveite que a internet permite viajar o mundo sem sair de casa e veja o que lojas do seu segmento estão fazendo em outros países. Teste as boas ideias no seu e-commerce. O pessoal da Just Approve faz o maior sucesso com roupas inspiradas no style gringo.

19 – Concentre-se na gestão

Otimize ao máximo a parte operacional do seu e-commerce. Invista em sistemas que automatizam essas tarefas como o Bling. Clientes da Loja Integrada podem usar o serviço gratuitamente por quatro meses.

20 – Não pare nunca

Esteja sempre analisando suas vendas, o comportamento do consumidor e da concorrência; aprenda novas técnicas, processos etc. O mundo é digital, mas é movido por pessoas em constante mudança. Se você persistir na caminhada, nem passos de gigantes poderão te alcançar! \o/

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