Aprenda a usar o SMS para se relacionar, fidelizar e vender mais

African American business executive text messaging on cell phone

African American business executive text messaging on cell phone

Técnica que se concentra no envio de mensagens de texto via celular, o SMS Marketing pode ajudar a atrair potenciais clientes e melhorar o relacionamento com os já conquistados. Você já usa o SMS em seu negócio?

Antes de entrar propriamente nas dicas para usar o SMS para se relacionar, fidelizar clientes e vender mais, vamos entender o conceito de SMS marketing. Acompanhe!

O que é SMS Marketing

O SMS Marketing acompanha os novos tempos da comunicação digital. Cada vez mais, os celulares fazem parte do dia a dia das pessoas e elas os utilizam para acessar falar e navegar na internet. Para se ter uma ideia, de acordo com a consultoria IDC, em 2014 os brasileiros compraram cerca de 104 telefones smartphones por minuto! Foram 54,5 unidades, um crescimento de 55% em relação a 2013.

Usar SMSs como uma forma de marketing significa que uma mensagem de texto pode ser escrita cuidadosamente para comunicar uma oferta ou qualquer outra mensagem pela empresa, alcançando um grande grupo de pessoas muito rapidamente. O SMS marketing é uma das formas mais baratas de fazer ações de relacionamento com o público-alvo.

Como usar

A seguir, veja algumas dicas de como se relacionar, fidelizar e vender usando SMS marketing:

Fale com quem autorizou

O envio de mensagens de texto via celular sem autorização pode ser bastante desagradável para quem recebe. Ainda mais se considerarmos a quantidade de golpes que são feitos via telefone no país.

Assim, é recomendável enviar mensagens somente às pessoas que têm cadastro na loja ou que se cadastraram no site da empresa.

Capriche na redação

Em apenas 160 caracteres é preciso ser persuasivo e atraente! O poder de síntese faz toda a diferença para tornar a mensagem irresistível aos olhos do leitor. Campanhas de SMS marketing bem sucedidas enviam uma mensagem curta, concisa e com um forte apelo para a ação. É possível, por exemplo, incluir um link do site, um número de telefone ou endereço de e-mail para que o cliente saiba mais ou um código promocional para ele comprar com desconto.

Dialogue

O SMS deve ser usado para abrir um canal de diálogo com o público-alvo. É possível usá-lo para enviar lembretes (chegada de novos produtos, vencimentos de boletos, cobrança etc.), ofertas e promoções, dicas, felicitações de aniversário e outras datas comemorativas etc.

Personalize

É interessante personalizar a mensagem, incluindo o primeiro nome do cliente, o que aumenta a chance de uma resposta – para isso, é preciso ter uma ferramenta de automação de SMS marketing.

Ao segmentar os clientes por suas preferências, é possível enviar mensagens de texto relevantes para eles. Quanto mais relevantes as mensagens, mais propensas a serem bem sucedidas elas serão.

Meça os resultados

Para medir o sucesso do SMS, além dos recursos de uma ferramenta de automação que ajuda a ver a taxa de abertura, a quantidade de pessoas que clicaram no link etc., é importante controlar as respostas. É por isso, que uma ação clara exigida do cliente é importante. “Use o código XXX-Y para obter 30% de desconto”, por exemplo, tem este apelo e facilita a mensuração dos resultados.

Você já usa SMS marketing em seu negócio? Conte-nos suas experiências, deixe um comentário!

 

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