Checkout Transparente: entenda o que é, e como utilizar para aumentar vendas

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Checkout é um termo que significa “saída”. No mundo do e-commerce, o termo é dado ao processo de finalização de compra, ou seja, o pagamento do pedido. O objetivo de qualquer loja virtual é aumentar a taxa de conversão – ter o máximo de vendas possíveis em relação a quantidade de pessoas que acessam a loja, e o checkout é um dos grandes responsáveis por aumentar ou diminuir esta taxa.

De acordo com uma pesquisa da Forrester Research, uma página de checkout complicada é responsável por 11% das desistências de compra em lojas virtuais. Se fizermos as contas, ao final do mês, é uma parcela que pode fazer bastante diferença nos resultados. Basicamente, quanto mais simples for o processo de compra, mais chances de venda sua loja tem.

Checkout Padrão e Transparente

Agora que você já sabe o que é checkout e da importância dele, chegou a hora de conhecer a diferença entre checkout padrão, e checkout transparente. É muito simples e você vai entender rapidamente. No checkout padrão, o pagamento acontece em um ambiente fora da loja, geralmente na página de algum intermediador de pagamento (PagSeguro, PayPal, BCash, Mercado Pago, etc).

Já no “checkout transparente”, a conclusão do pagamento ocorre dentro da própria loja.

Exemplo de Checkout Padrão
Após preencher todos os dados na página de checkout e clicar em “finalizar compra”, o cliente é redirecionado para a página do Intermediador de pagamento, onde vai inserir dados de pagamento (número do cartão de crédito, por exemplo) para efetuar a compra.

Página de checkout padrão

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Página do Intermediador de pagamento

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Quando devo utilizar?

Quando o consumidor vai comprar pela primeira vez, ele precisa se sentir seguro – geralmente apoiado em referências ou opinião de terceiros na web, por isso acaba buscando selos de empresas de pagamento virtual como Pagseguro, Mercado Pago, Bcash, PayPal, entre outras, que asseguram tanto quem compra quanto quem vende, e normalmente antecipam automaticamente os recebíveis da venda em poucos dias, mesmo quando parcelado.

O checkout transparente tende a ter menor taxa de carrinho abandonado, cobra taxas muito mais competitivas, e traz um ar de “loja mais profissional”, porém a antecipação dos recebíveis é opcional e pode dificultar a gestão financeira dos pequenos para equilibrar o fluxo de caixa.

Se a sua loja ainda está crescendo, siga nossas dicas no blog para aumentar suas vendas e certamente chegará o momento em que essa modalidade será ideal para o seu negócio.

Caso chegue a conclusão de que está pronto para utilizar o checkout transparente, clique aqui para acessar o painel de controle Loja Integrada.

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