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E-mail Maketing não é brincadeira! Leve a sério ou perca vendas em potencial!

Quantos emails marketing você recebeu hoje? E quantos deles você abriu recentemente? Bom, se pudéssemos adivinhar, diríamos que você não teve tempo de abrir todas as mensagens que recebeu. Apostaríamos que você é uma pessoa bem atarefada e, por isso, foi bastante seletiva ao escolher quais emails mereceriam a sua atenção e o investimento do seu tempo.

Quer tenhamos acertado ou não, a verdade é que a maioria das pessoas simplesmente não consegue ler tudo que chega às caixa de entrada dos emails.

Títulos atraentes

Isso significa que ao abrir um email, a primeira seleção do que pode ou não ser importante já começa na leitura do campo “Assunto”. Títulos sem graça e chatos não chamam a atenção dos leitores, e para se destacar no meio das muitas mensagens que chegam à caixa de entrada, é preciso ser informativo, criativo e um pouco instigante também.

Muitos criadores de conteúdo não levam o titulo do email marketing suficientemente à sério, e por isso, não poem grandes esforços no campo do assunto. Isso é um erro. Apenas imagine o retorno que você poderia obter – em interação, vendas e compartilhamento – se você simplesmente pudesse aumentar a taxa de abertura de um email.  E um bom título está diretamente relacionado a essa taxa! Quando você não acerta no tom, sua mensagem pode nem ser lida e acabar parando na lixeira do email de um potencial comprador. Portanto, trate o campo “Assunto” como peça fundamental da sua campanha email marketing.

Mas o email marketing não para no título

Se a sua mensagem não for bem escrita e direcionada, você vai fazer com que quem teve o empenho de abrir o seu email acabe perdendo o interesse assim que fizer a leitura do conteúdo. Para melhorar as chances de acertar no conteúdo, é preciso saber para quem você está falando, porque só assim você consegue definir a melhor forma de atingir essa pessoa.

Identifique o seu público-alvo

Entenda: um e-mail marketing direcionado para o público jovem tem conteúdo e linguagem diferentes da mensagens enviadas para o público mais velho, por exemplo. Você precisa conhecer sua audiência, e criar níveis cada vez mais profundos de segmentação, para conseguir enviar mensagens com assunto e conteúdos diretamente relacionados ao perfil do público alvo receptor. A medida que você identifica os interesses da sua clientela, e verifica a respostas para cada tipo de campanha, você pode analisar que tipo de mensagem gera mais retorno, e o que mais agrada o perfil da sua audiência.

Ter uma definição clara de que tipo de persona identifica o seu público alvo é a melhor forma de mostrar que você leva a sério sua campanha de email marketing. Além disso, desenvolver conteúdo específico para cada segmento da sua audiência é garantia de obter o retorno de investimento que você espera.

Pense no conteúdo

Evite fazer, como a maioria das empresas, que somente envia e-mails contendo uma mistura de notícias, atualizações, dicas e promoções, tudo na mesma mensagem, de forma desorganizada. Quer seja para promover um serviço ou produto, quer seja para aumentar o tráfego de um artigo em seu site, ou ainda que seja para qualificar um lead e empurrá-lo para a ultima etapa do funil de vendas: tenha um propósito claro para cada campanha e desenvolva o seu email marketing tendo este objetivo em vista.

É importante ressaltar também que nenhuma campanha de email marketing deve ser enviada sem a permissão de quem vai receber. Se você manda mensagens sem a devida autorização, corre o risco de ser categorizado como spam. E você definitivamente não quer que isso aconteça.

 O que concluir de tudo isso?

O email marketing é uma ferramenta poderosa e deve ser levada a sério. De nada vale ter uma boa lista de emails se você não sabe se conectar com essa base. Portanto, não saia por aí simplesmente criando e enviando e-mails. Planeje, conheça seu público, desenvolva estratégias com um objetivo claro em mente. Quando você acerta no email marketing, os resultados serão vistos em sua receita.

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