PRAGUE, CZECH REPUBLIC - JANUARY 13, 2015: Facebook is an online social networking service founded in February 2004 by Mark Zuckerberg with his college roommates

Existe um horário ideal para eu postar no Facebook?

Uma das grandes dúvidas de quem começa uma estratégia de marketing digital em redes sociais é em que horário fazer suas postagens de maneira que se atinja mais pessoas. Ao ampliar o alcance das postagens, você não apenas dá maior visibilidade para sua marca como também gera mais leads, estimula mais compartilhamentos, gera mais tráfego para site e blog e ainda incrementa as vendas.

Acertar no horário das postagens pode render muitos pontos positivos para sua empresa, mas determinar esses horários é um pouco mais complicado do que parece. Vamos ver?

O que os números dizem

Existem estudos que indicam os melhores horários para se postar no Facebook, contudo, eles se baseiam no volume de usuários online, o que pode variar quando pensamos de nicho para nicho.

Segundo estudo do Scup, em 2012, os horários mais nobres do Facebook estavam entre 20h e 22h, sendo que das 11h às 12h, existe um aumento do número de usuários na rede social, provavelmente em virtude do horário de almoço das empresas.

Já um estudo apresentado pelo Viver de Blog, em outubro de 2014, indica que o melhor é postar no Facebook das 13h às 17h durante a semana, sendo que após as 16h a queda de usuários online reduz gradualmente.

Um dado interessante apresentado pela pesquisa do Viver de Blog é que negócios B2C, ou seja, entre empresas e consumidores, têm 32% mais engajamento nos finais de semana, quando as pessoas estão menos despreocupadas e podem se dedicar a outras atividades com maior leveza.

Por que você não deve se basear somente em pesquisas

Como dissemos, as pesquisas se baseiam no número de usuários online por hora, contudo, seu negócio é bem mais específico que isso. Por esse motivo, para saber os melhores horários para programar suas postagens você deve conhecer a fundo o comportamento do seu público, quais as redes sociais em que ele mais interage e quais os horários mais acessados.

Ao consultar sua audiência sobre esse hábito, você pode ter uma surpresa e descobrir que o melhor horário para interagir com ela é diferente de todos os apresentados em pesquisas genéricas, o que será benéfico para você à medida que você for aprimorando suas estratégias de conteúdo em redes sociais.

Monitorar é o caminho para saber o melhor horário para postar no Facebook

O monitoramento da rede social, bem como a utilização do Facebook Insights, vai permitir que você aprofunde seus conhecimentos sobre o comportamento da sua audiência na rede social e possa determinar com maior exatidão quais são os melhores horários para postar.

Em horários de menor movimento, você pode compartilhar posts mais antigos e fazer com que eles aumentem ainda mais a audiência da sua fan page. Não se esqueça de que trabalhar com os posts patrocinados também é uma boa ideia para atingir o público que ainda não interage com a sua marca, portanto, monitore todos os segmentos de público da sua marca e mantenha seus dados atualizados. Quanto mais preparado você estiver, mais fácil será atingir os seus objetivos!

Saber exatamente qual é o melhor horário para postar no Facebook depende de um acompanhamento das interações da sua audiência com a sua fanpage, bem como de uma certa dose de paciência, pois você não descobrirá isso em um ou dois dias. Testar horários diferenciados para verificar o nível de engajamento das pessoas também é uma boa ideia e pode de trazer muitas informações de como otimizar melhor sua campanha de marketing nas redes sociais.

Você tem alguma ideia dos horários em que seu público costuma estar online no Facebook? Ficou com alguma dúvida sobre como descobrir esse padrão? Fale com a gente nos comentários!

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