Businessman pressing modern social type of icons

Quando o assunto são as redes sociais, uma coisa é certa: vai ser difícil encontrar alguém com menos de 50 anos que não use pelo menos uma delas. Afinal, estar em um ambiente que propicia a troca de informações, fotos, notícias e que aproxima você de milhares de pessoas é indiscutivelmente fascinante.

Em geral, as pessoas têm perfis em mais de uma rede social. Porém, o tempo que elas dedicam diariamente a cada uma delas é diferente e depende dos objetivos do usuário. E é exatamente dessa maneira que você deve pensar na hora de escolher uma rede social para seu negócio. Você sabe em qual delas deve estar presente? Então acompanhe-nos e aprenda!

Trace o perfil do seu público-alvo

Antes de pensar em qual rede social é indicada para sua empresa, sua primeira tarefa é traçar o perfil do seu cliente. Para isso, pergunte-se:

  • Quem é ele?
  • Quais são seus desejos?
  • Qual sua faixa etária?
  • O que ele compra?

Ao responder a questões como essas, você vai chegar a um conjunto de características que seus consumidores têm em comum. Depois de conhecer como cada rede funciona, vai ficar fácil decidir qual (ou quais) delas é a melhor para seu negócio. Conheça algumas:

Facebook

Certamente, nos dias de hoje, essa é a rede social mais popular e democrática. Os usuários têm idades e perfis bastante distintos, mas com as ferramentas que a própria rede disponibiliza, é possível selecionar (na hora de fazer uma promoção, por exemplo) somente aqueles que se enquadram no perfil do seu público alvo.

Estar presente nessa rede é ótimo para qualquer tipo negócio, e mesmo as empresas mais pequenas e com número reduzido de funcionários podem fazer um sucesso enorme e gerar muito engajamento no Facebook ao contar com ferramentas que facilitam a captação de clientes.

Instagram

Criado com o objetivo principal de facilitar o compartilhamento de imagens, o Instagram é muito indicado para empresas cujas áreas de atuação envolvam recursos visuais:

  • Design;
  • moda;
  • arquitetura;
  • ou fotografia.

Ter um perfil no Instagram, hoje em dia, é fundamental para que esse tipo de negócio possa exibir seus produtos na web e alcançar cada vez mais clientes em potencial.

Youtube

Como você com certeza já sabe, o Youtube é a maior rede social de vídeos do mundo. O usuário pode ver, curtir, compartilhar, avaliar vídeos de outros usuários e também pode publicar os seus.

Essa rede é muito usada por algumas empresas em estratégias de marketing de conteúdo. Por exemplo: se você tem uma loja de produtos para artesanato, pode divulgar vídeos curtos de aulas com links direcionados para sua loja online. Assim, você oferece material de qualidade (informação) para seu potencial cliente e, em troca, ele acaba visitando sua loja e até comprando alguma coisa.

Essa estratégia é ideal para chamar a atenção daqueles que preferem ver um vídeo a ficar lendo conteúdo online.

LinkedIn

Trata-se de uma rede corporativa, voltada para empresas e profissionais de áreas diversas. Ela é excelente para atrair leads qualificados, ou seja, pessoas que realmente se interessem pelos seus produtos, serviços ou por sua marca. Nesse quesito, o êxito do LinkedIn é superior ao do Facebook, por exemplo.

Mas além de escolher acertadamente quais redes sociais usar, é preciso ter em mente que participar é mais do que apenas estar presente. Para que o uso de uma rede social surta efeitos positivos para seu negócio, são necessárias atualizações e interação constantes, além do monitoramento sistemático de estatísticas quando sua empresa fizer alguma publicidade. Por isso, o indicado é escolher com cautela e produzir bastante conteúdo relevante.

E você, seu negócio já está entrando em ação em alguma das redes citadas? Que tipo de estratégia você utiliza para cada uma delas? Compartilhe conosco nos comentários e diga também se ficou com alguma dúvida a respeito das redes apresentadas!

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